Blog

Viagem nº3 / Santa Teresa

Viagem nº 2 / Santa Cruz

Vídeo 2 – Santa Cruz, Aracruz-ES

Segundo vídeo do projeto [JANELAS].
Santa Cruz, Aracruz-ES

Realização: Núcleo de criação JUUZ DESIGN e os parceiros Paulo Prot, Camila Torres, Rayza Mucunã e Thiago S Sales.

Patrocínio: FullColor e FujiFilm

Apoio: Rede Cultura Jovem

Agradecimentos: Compartilhe ou Nada!, Marianna Schmidt e Leonardo Prata.

juuz.com.br/​janelas

Câmeras Novas

Acabaram de chegar aqui no estúdio JUUZ Design Gráfico, mais algumas câmeras lomo bonitinhas: uma Action Sampler (Joyce Castelo, agora podemos devolver a sua) e uma Diana Mini.

Lomos Santa Cruz

Fotografias analógicas feitas com FujiFilm 35mm, ASA 200 com as câmeras Kodak Hobby, Oktomat e Action Sampler

Viagem nº2 / Santa Cruz

Nosso segundo ensaio fotográfico-sonoro foi realizado em Santa Cruz, uma vila de pescadores do município de Aracruz-ES. Com uma população bem pequena formada basicamente por índios e pescadores a vila fica localizada há cerca de 80 km de Vitória, possui praias lindas e uma história marcada pela colonização portuguesa. juliana colli e juliana lisboa

O resultado desse passeio lomo-grafo-sonoro poderá ser conferido em breve, com o segundo vídeo! Aguardem.

Vídeo 1 – Timbuí, Fundão-ES

Vídeo1 do projeto [JANELAS] do núcleo JUUZ DESIGN realizado junto com os parceiros Paulo Prot, Camila Torres, Rayza PaivaMarianna SchmidtThiago S Sales.

Vinheta projeto [JANELAS]

O Programa Rede Cultura Jovem por meio de diversas ações vem buscando a integração dos núcleos e coletivos na perspectiva do trabalho em rede. Dessa forma os núcleos de criação JUUZ DESIGN e Compartilhe ou Nada fizeram uma parceria de trabalho que resultou em um material bastante interessante para os projetos que ambos os grupos veem desenvolvendo por meio do edital 2011 do PRCJ. juliana colli e juliana lisboa

Compartilhe ou Nada é um grupo produtor de audiovisual que disponibiliza gratuitamente via web sua produção. Atualmente mantêm o projeto EU MODO MUNDO que se refere a uma série de três web documentários. O grupo explora os temas religiosidade, etnicidade e emigração.

A parceria de trabalho entre os núcleos foi estabelecida para o desenvolvimento do sistema de identidade visual do projeto EU MODO MUNDO que previa criação do logotipo, aplicação em material impresso e eletrônico, padronização e cores e tipografias e possibilidades de aplicação da marca. Algumas aplicações já podem ser vistas nas redes sociais do projeto. Confira: http://www.facebook.com/eumodomundo

Em contrapartida o grupo desenvolveu uma vinheta para os vídeos do projeto [JANELAS], do núcleo de Criação JUUZ DESIGIN. Essa vinheta feita no estilo de fotografia lomo, deve iniciar a série de vídeos do projeto [JANELAS], de modo a funcionar como uma abertura. As imagens foram capturas num domingo de sol no Parque Pedra da Cebola. Confira resultado:

Teaser Vídeo 1

O Núcleo de Criação Incubadora JUUZ DESIGN através do edital 2011 do Rede Cultura Jovem, com apoio da Full Color, FujiFilm e mais uma galera empolgada - Rayza Paiva, Marianna Schmidt, Thiago S Sales, Paulo Prot e Camila Torres – apresentam: Teaser do vídeo 1: primeira viagem – Timbuí > http://www.juuz.com.br/janelas​/

Viagem nº 1 / Timbuí

O primeiro ensaio fotográfico foi realizado em Timbuí, vilarejo localizado a 49 km de Vitória, à beira da BR101. Pertence ao município de Fundão-ES e tem uma população de 2.400 habitantes. Saímos de Vitória no dia 22 de julho, uma sexta-feira, às 10:30 da matina. Cinquenta minutos depois, chegamos a Timbuí em sete pessoas em dois carros.

Como planejamos ficar o dia todo na cidade e realizar TODO o registro naquele dia, precisamos planejar o tempo e a dinâmica da equipe. Estávamos munidos de 4 câmeras digitais, 5 câmeras lomográficas (2 Holgas, 1 Action Sampler, 1 Super Sampler e 1 Oktomat), 15 filmes e 2 gravadores de som. Desse modo, nos dividimos em dois grupos, para num primeiro momento realizarmos uma deriva pela cidade, a fim de reconhecer o espaço e gerar os primeiros registros. Um grupo pegou a Avenida principal de Timbuí à direita e o outro à esquerda. Aproximadamente uma hora e meia depois, já havíamos percorrido toda a cidade e guardado algumas impressões. Partimos então para o almoço em Fundão, pois nessa volta constatamos que não havia restaurante no vilarejo. Após o almoço, ainda em Fundão nos reunimos para decidir sobre o roteiro e a trajetória da equipe. juliana lisboa

Todo a equipe com alguma câmera na mão seguiu junto pelos logradouros de Timbuí. O trajeto foi da placa de entrada da cidade na BR, passando pelas principais ruas, pela igreja azul do alto, pelas praças – todas, pelos becos, pelas casas das pessoas, pelos vendedores de chup-chup e de tupperware, por 275 cachorros na rua, muitos carros abandonados, oficinas, ferro-velho, queimada, pelada na rua, algumas janelas, alguns varais, muitos curiosos, um beco ladeira a baixo e fim, chegamos novamente ao asfalto. juliana colli

O resultado dessa deriva lomo-grafo-sonora poderá ser conferida em breve, com o primeiro teaser e logo depois com o vídeo na íntegra! Aguardem.

Fotografia analógica capturada em Timbuí. Câmera lomográfica SuperSampler, filme 35mm.